eusoubud
eusoubud maio 20 • 14:29

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Ele tem como objetivo colocar em evidência a importância do tema sobre conscientização no trânsito e, da mesma forma, mobilizar toda a sociedade no comprometimento em ações referentes à segurança e vida. Conheça mais sobre esse importante movimento clicando aqui.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”,
o “Maio Amarelo” estimula o público a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.  O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

De acordo com o site oficial do maio amarelo, os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo: três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas. Eles são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. A OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Diante de tantas informações, o que pode ser feito para a reversão de tais situações?

O respeito e as pequenas ações conscientes no trânsito fazem diferença. Parar para um pedestre na faixa de segurança, caminhar na calçada e não na rua, ceder passagem a alguém que precisa e respeitar a sinalização. São simples exemplos que, quando colocados em prática, resultam em segurança para a vida!

A educação no trânsito começa com todos! Devemos ter consciência do nosso papel e prezar pela mútua proteção à vida. Ser alguém consciente no trânsito é praticar a cidadania: gentileza gera gentileza. Por isso, respeite o ambiente em que transita, sejamos o exemplo! “Nós somos o trânsito”