eusoubud • jun 04 • 19:29
Apresentação dos Projetos de GMC
Os Grupos de Melhorias são uma poderosa ferramenta de gestão que auxilia as lideranças da empresa no processo de condução dos negócios e na tomada de decisão, permitindo a manifestação de todos os colaboradores. Para a Bud, contar com seus colaboradores é a melhor estratégia; por isso ontem, 03 de junho, os líderes de GMC e um representante de cada grupo apresentaram seus novos projetos, os quais buscaram soluções para dois problemas apresentados no curso de Desenvolvimento de Lideranças e Gestão de Projetos. Clique aqui e confira.
Os participantes do curso desse ano foram divididos em duas turmas e cada uma delas recebeu um problema para trabalhar, como parte prática de conclusão do mesmo.
A turma 1, liderada pela colaboradora Jennyfer Gabrieli Alves, do GMC da Administração, desenvolveu o projeto a partir de um problema encontrado na máquina Schmalle longitudinal, que faz o corte e costura no comprimento das toalhas. Os integrantes do grupo observaram que estava ocorrendo um excesso de óleo no lugar onde ele é aplicado para a faca realizar o corte, devido ao processo manual. Sendo assim, como solução, eles optaram em introduzir um lubrificador automático, onde a operadora não precisa mais ficar aplicando o óleo na faca. Como vantagens desse processo, não existirá mais o desperdício de óleo, garantindo automaticamente produtos com mais qualidade, evitando o retrabalho e segunda qualidade. Como complemento, também foi visto que, ao realizar a manutenção/troca da faca, os mecânicos deixam suas ferramentas sobre a toalha; diante disso, a equipe desenvolveu uma bandeja para deixar as ferramentas, evitando possíveis sujeiras no produto, que também geram retrabalho.
Segundo Jennyfer, participar desse projeto fez com que todos conhecessem melhor outro processo da empresa, onde poucos tinham conhecimento. “Foi uma experiência inigualável e muito produtiva. Os participantes se dedicaram muito para que tudo ocorresse da forma planejada”.
“Estar à frente de uma equipe de doze pessoas é uma experiência diferenciada, onde pude conhecer um pouco mais cada um e suas habilidades na empresa”, finaliza Jennyfer, referente à oportunidade de participar dos projetos e obter assim novos aprendizados e conhecer mais os colegas de trabalho.
A turma 2, liderada pela colaboradora Rosenilda Rudnick, do GMC da Tinturaria segundo turno, é sobre a remoção das manchas de óleo nas toalhas, que geram muito retrabalho e gastos. Sua equipe buscou um novo método, mais rápido para remover as manchas, com menor custo e mais eficiência. Para Rosenilda, foi ótimo trabalhar com sua equipe, pois todos estavam bem empenhados, tanto na busca de dados quanto nos testes para a elaboração do projeto.
Ela também conta que os integrantes do grupo adquiriram novos conhecimentos ao realizar esse trabalho e puderam perceber que muitas vezes precisamos ir além do que imaginamos para obter um resultado.
“Estar a frente desse projeto e trabalhar com pessoas que somente conheci no curso foi desafiador, mas em contrapartida, foi muito gratificante ver o resultado final e o quanto o grupo se empenhou, me senti com o dever comprido”, finaliza Rosenilda, referente ao sentimento de poder participar desse projeto.
Para a ocasião, foram convidadas algumas lideranças da empresa, que estiveram presentes para prestigiar os trabalhos realizados pelos grupos e participaram com importantes contribuições, diante de seus conhecimentos no processo produtivo.
Segundo Liria Sebem Nunes, gestora da área de DHO e do Comitê de Apoio, as apresentações fecharam com chave de ouro a capacitação desse ano, foi uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho, a dedicação e o empenho de todos, em um desafio onde eles tiveram menos de 20 dias para coletar os dados e colocar em prática todo o conhecimento adquirido, comprovando que podemos ir além. Afinal, SOMOS TODOS GMC!