eusoubud • jun 06 • 16:36
Campanha de Prevenção a Diabetes
A Bud quer ver seus colaboradores sempre bem e saudáveis. Pensando nisso, realiza anualmente a Campanha de Prevenção a Diabetes através de um teste rápido de glicemia que será feito pela equipe de enfermagem, diretamente nos locais de trabalho, durante os dias 10 a 14 de junho. Atualmente, no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Conheça nessa matéria um pouco mais sobre a Diabetes.
O que é Diabetes?
O diabetes é uma doença crônica não transmissível, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. Altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Principais tipos de Diabetes:
Diabetes Tipo 1: É uma doença crônica não transmissível geneticamente, que aparece geralmente na infância ou adolescência, podendo ser diagnosticado também em adultos. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue. Pessoas com diabetes tipo 1 devem administrar insulina diariamente para regular a quantidade de glicose no sangue.
Diabetes Tipo 2: Ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Esse tipo de diabetes está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. Dependendo da gravidade, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.
Diabetes gestacional: Ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2. Toda gestante deve fazer o exame de diabetes, regularmente, durante o pré-natal. Esse tipo de diabetes afeta entre 2 e 4% das gestantes e implica risco aumentado do desenvolvimento posterior de diabetes para a mãe e o bebê.
Principais Sintomas:
- Sede, fome e cansaço em excesso;
- Perda de peso rápida e involuntária;
- Visão embaçada;
- Vontade de urinar várias vezes ao dia.
Como prevenir?
- Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas;
- Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras;
- Parar de fumar;
- Praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos todos os dias);
- Manter o peso controlado.
Diagnóstico:
O diagnóstico do diabetes é feito por um simples exame de sangue. Com uma gotinha de sangue, retirada de um dos dedos da mão, é possível ver se há alguma alteração na taxa de glicemia. Esse teste inicial leva, no máximo, um minuto para mostrar o resultado. Se for identificada uma alteração considerável, o médico solicitará outros exames clínicos e laboratoriais mais específicos.
UMA GOTA DE SANGUE PODE SALVAR SUA VIDA…
COLABORADOR, PREVINA-SE E PARTICIPE DA CAMPANHA!
Fonte: Ministério da Saúde.