Recursos Humanos out 07 • 08:26

Cuidados com a Saúde durante a Primavera

Considerada a estação mais alegre e bonita do ano, a primavera é a época para deixar os nossos dias mais prazerosos. Porém, ela também traz consigo as mudanças climáticas e a necessidade de alguns cuidados com a saúde, e para aproveitarmos todos esses novos momentos com bem estar, clique aqui e confira algumas dicas.

Sensibilidade com os olhos

A primavera traz um aumento de temperatura e umidade do ar e às vezes ar muito seco, criando assim um ambiente propício para o surgimento de ácaros, fungos e bactérias, o que pode ser um verdadeiro transtorno para quem sofre de complicações respiratórias.

Estas novas condições podem interagir de maneira um pouco agressiva com o corpo, principalmente com a mucosa dos olhos: as conjuntivites são mais comuns na primavera, e acabamos ficando mais suscetíveis a inflamações e infecções oculares.

Por isso, trate os olhos com cuidado, evitando o contato direto entre as mãos e a mucosa ocular.

 

Ambientes arejados

Nesta estação, o pólen das flores se transporta pelo ar. Os grãos de pólen soltos no ar que respiramos provoca irritações respiratórias – às quais o corpo responde em forma de rinites, alergias, coriza e constantes coceiras no nariz e olhos.

Para aliviar estes desconfortáveis sintomas, abra as janelas e deixe o sol entrar! Manter os ambientes bem ventilados faz com que o ar circule propiciando ambiente mais saudável onde o corpo pode relaxar por completo.

 

Limpeza neutra

Substitua os produtos de limpeza: opte por produtos neutros. Pano úmido e sabão neutro são o suficiente para deixar sua casa limpa e higienizada, sem correr o risco de despertar uma crise alérgica desnecessária.

Os ursinhos de pelúcia também devem ser confiscados durante a primavera, pois são grandes acumuladores de ácaros. O ideal é guardar estes itens peluciados em sacos plásticos até o fim da estação, prezando pela por uma boa ventilação.

 

Hidratação da pele

O calor da primavera vem acompanhado de ventos frescos e constantes. O contato direto destes ventos com a superfície da pele cria um processo de ressecamento natural, que provoca perda de elasticidade, descamação, coceira e até fissuras bastante doloridas nos locais mais afetados.

Para não sofrer com estes males, use e abuse dos hidratantes corporais (neutros, de preferência, para que não sejam a causa de novas alergias). Aplique-os duas vezes ao dia, por toda a extensão do corpo. Caso tenha dificuldade em adotar esta rotina, priorize rosto, pescoço e braços, que ficam em maior exposição sol usando filtro solar.

 

 

FONTE

agemed.com.br