eusoubud • jun 24 • 17:24
Dia de São João!
O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho. Essa data é conhecida popularmente por causa das festas juninas que agitam o Brasil, marcadas por danças e pratos típicos. Quer conhecer mais sobre o “Santo Festeiro” e as festividades juninas? Clique aqui e fique por dentro!
O dia 24 de junho é o auge das festividades, é exatamente o dia que se comemora o aniversário do profeta João Batista, conhecido como o “Santo festeiro”.
Origem do Dia de São João
Existem duas explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorrerem durante o mês de junho. A segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João, uma vez que ela está atribuída a data de seu nascimento. A Festa Junina chegou ao Brasil por volta do século XVII, por influência europeia. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.
A Festa
A Festa de São João é uma das festas juninas mais famosas do Brasil. Nesta celebração, são realizadas diversas brincadeiras e a famosa quadrilha, como também armação de algumas barraquinhas com comidas e doces típicos, como rapaduras, bolo de milho, amendoim, bolo de aipim, paçoca, curau, canjica, arroz doce e outros. Reza a lenda que, nesse dia, São João prefere dormir o dia inteiro para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar também.
Os Trajes
Antigamente, por serem festas promovidas pelas cortes, as mulheres tinham que usar vestidos voluptuosos e rodados. Vem então a origem dos vestidos de quadrilhas, que, em nosso país, acabaram sendo confeccionados com tecidos mais coloridos e chamativos, principalmente com chita (tecido estampado).
Brincadeiras
Várias brincadeiras dão mais brilho à festa. São exemplos: pescaria, cadeia, correio-elegante, boca do palhaço, dança da cadeira, entre outras.
Gastronomia
O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, como:
- Rapaduras;
- Amendoim;
- Bolo de milho;
- Cocada;
- Canjica;
- Bolo de mandioca;
- Paçoca;
- Pé de moleque;
Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Existem outros pratos que variam de acordo com a região brasileira em que é celebrado o São João. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante conhecidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece nas cidades grandes.
Decoração
Geralmente, a decoração junina é formada por balões e bandeirolas coloridas. Juntos, esses elementos dão toda entonação visual para a festa. As bandeiras começaram a ser usadas como forma de homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro. Elas eram em tamanho bem maior do que as que são vistas com frequência hoje em dia. Quando a tradição foi iniciada, as pessoas costumavam imprimir a imagem dos santos nessas bandeirinhas. Isso era feito através de um processo que usava água, já que na época não existiam as impressoras.