Recursos Humanos • set 19 • 15:11
Dia Nacional do Teatro
"Depois que a cortina abre, a vida vira arte!". Hoje, 19 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Teatro. Esta data homenageia a cultura artística do Brasil, que revela diversos estilos, formatos e sentimentos das manifestações de arte. Que tal conhecer um pouco sobre sua história e curiosidades? Clique aqui!
No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, com o objetivo de espalhar a crença religiosa.
O teatro como forma de entretenimento só começou a ser comum no Brasil após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Naquela época, o rei convidava companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza. E em meados do século XIX, começaram a surgir os primeiros grupos de teatro nacionais.
Em 19 de setembro, de acordo com o Projeto de Lei nº 6.139/13, aprovado na Câmara dos Deputados, também é celebrado o “Dia Nacional do Teatro Acessível”.
Confira algumas curiosidades:
- Até hoje não se sabe ao certo qual foi a primeira peça teatral encenada. Porém, há informações de que a primeira apresentação “teatral” tenha acontecido em 2.500 antes de Cristo, no Egito Antigo, sobre o mito de Osíris e Ísis.
- No Brasil, a dramatização radiofônica só estreou em 1937, na Rádio Nacional, com o “Teatro em Casa”, antes mesmo das famosas radionovelas.
- A peça teatral “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, encenada pela primeira vez em 1943, deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro. A dramatização mostra ações paralelas em três planos: da realidade, da alucinação e da memória.
- A peça mais famosa do mundo é “Romeu e Julieta”. A tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595, é o espetáculo mais lembrado quando o assunto é teatro.
- Já a peça mais montada no mundo até hoje é o clássico Hamlet. Também escrita por William Shakespeare (entre 1599 e 1601), a peça reconta a história de como o príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, que foi envenenado pelo próprio irmão.
FONTES
falauniversidades.com.br
calendarr.com