eusoubud
eusoubud jul 22 • 07:33

Gerenciamento do Dinheiro e Stress | SIPAT 2019

Durante a semana da SIPAT Bud, foram realizadas várias palestras com temas atuais e muito importantes. Essa é uma das fotos de quarta-feira, 17/07, na palestra sobre "Administre seu dinheiro de forma consciente". Quinta-feira, 18/07, foi o dia sobre o gerenciamento do stress. Quer conferir o que rolou nessas duas palestras, bem como algumas fotos? Acesse aqui!

Na quarta-feira, a palestrante Ivana, do Sesi, destacou a importância de um inteligente gerenciamento do dinheiro, uma vez que ele pode trazer duras consequências às famílias brasileiras quando não feito.

Ela contou que a escassez do dinheiro nas relações familiares e profissionais gera:

  • No ambiente familiar: tensões e acusações mútuas;
  • No trabalho: perda de produtividade, baixa autoestima, insegurança, mau humor, agressividade, desatenção, entre outros.

“Para muitos, o medo de saber a verdade é paralisante, por isso é mais confortável seguir doente, endividado, desde que isso não venha a tona. A maioria das pessoas trata do dinheiro como da saúde: só se preocupa com ele quando as dores já não podem ser ignoradas”. Mensagem retirada do livro “Dinheiro é um Santo Remédio”.

Ivone também trouxe dados atualizados sobre a situação financeira dos brasileiros:

  • 63 milhões de brasileiros encontram-se endividados (equivalente à população da Itália);
  • 41% da população brasileira;
  • O porque das dívidas: falta de educação financeira, montante crítico da economia brasileira e cobrança de juros abusivos (principalmente dos bancos e financeiras);
  • As contas de água e luz, cartão de crédito, carnês, financiamento de carro e de casa são considerados os vilões dos atrasos.

Para finalizar, Ivone citou a frase: “Há duas maneiras de conseguir o suficiente: uma é ganhar mais, a outra é gastar menos”.

2ª Turma/ Tarde SA

 

Já na quinta-feira, a palestrante Luciana, do Sesi, trouxe muitas informações sobre o gerenciamento do stress: uma habilidade muito importante para os próximos anos. Ela destacou que o stress é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo: ele não é considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde, mas pode ser o causador de várias, como enxaqueca e depressão.

Fases do Stress:

1ª Fase: identificação do motivo do stress;

2ª Fase: resistência do stress;

3ª Fase: exaustão física e mental, quando o corpo não consegue lidar com a carga.

Tipos de Stress:

Stress agudo: reação do corpo a um momento ou fato estressante. Dores de cabeça e no peito, hipertensão e doenças cardíacas intensas são alguns exemplos de stress agudo;

Stress crônico: é quando a pessoa se mantêm continuamente estressada, e o stress passa a fazer parte da rotina.

Luciana deixou a mensagem de que devemos absorver somente o necessário, e equilibrar nossas emoções, pois são muitas preocupações para uma pessoa só. Os exercícios físicos também ajudam no combate ao stress, pois quanto melhor você cuidar do seu corpo, menos sentirá os efeitos do nervosismo estressante. Ela finalizou a palestra citando uma mensagem do escritor e filósofo Mário Sergio Cortella: “Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Meu trabalho é minha obra. A noção grega de obra é poiesis. De onde vem poesia, que é o que você elabora. Eu gosto dessa idéia. Tanto que não há estresse no meu trabalho, só cansaço. Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota”.

1ª Turma/ Manhã SA

2ª Turma/ Tarde SA